Delegação maranhense fez festa no evento
Além dos 80 jovens representantes do Estado, marcaram presença o Deputado Estadual Roberto Costa – PMDB, o Deputado Federal Alberto Filho - PMDB, o Secretário de Juventude do Maranhão André Campos, o Presidente da JPMDB/MA, Assis Filho e o Presidente do CEJOVEM Ruy Pires. O Maranhão foi o Estado com segunda maior bancada do evento, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo.
O CONGRESSO
Depois de três dias de debates na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) a Juventude do PMDB aprovou neste domingo (18), último dia do encontro, as novas diretrizes que vão nortear o trabalho dos jovens filiados de todos os diretórios estaduais e municipais do Brasil.
Antes da leitura do texto final com as propostas aprovadas, o presidente licenciado da Jota, Gabriel Souza, e o presidente interino, Marco Antonio Cabral, agradeceram a participação dos cerca de 500 jovens que foram ao evento, organizado com objetivo principal de restaurar o programa partidário do PMDB que não é modificado desde sua criação, em 1966.
Deputado pela juventude do Maranhão, Roberto Costa, destacou a força da juventude do PMDB no Maranhão. “No nosso Estado a Juventude do PMDB se organizou e hoje temos um deputado estadual e federal eleito, ocupamos o espaço principal na Secretaria de Estado da juventude e no Conselho Estadual, nossa juventude estar organizada e presente em quase todos os municípios", destacou o deputado.
Já Assis Filho, Presidente da JPMDB/MA frisou que o Maranhão realizou um dos congressos mais representativos e heterogênicos reunindo jovens de todas as regiões do Estado e de vários segmentos da juventude e, que no momento vivido pela JPMDB no Maranhão estar contribuindo para impulsionar, principalmente os jovens militantes que pretendem disputar as eleições municipais deste ano.
O Congresso Nacional debateu várias temática, entre as propostas debatidas nos seis grupos de trabalho e que agora fazem parte das resoluções da JPMDB estão: a criação de conselhos específicos para combater qualquer tipo de discriminação; a destinação pelo governo federal de 10% do PIB brasileiro à Educação; 30% de participação de jovens mulheres nas executivas municipais, estaduais e nacional; criação de um manual de redação institucional da Juventude do partido para criar uma unidade visual e de linguagem; congressos virtuais e rede social específica para os militantes jovens; destinação de 10% das propagandas partidárias para os integrantes da Juventude; 5% do fundo partidário para a juventude e ainda incentivar e promover campanhas de prevenção à violência contra jovens mulheres e estimular a criação de conselhos de juventude e secretarias ou coordenadorias específicas de juventude em todos os municípios.
Segundo Marco Antônio Cabral, os tópicos ajudarão na ampliação e na democratização das atividades da Juventude do partido. “Temos que gerar uma unificação de ideias. Desta forma, todos os diretórios municipais, estaduais e nacional vão se basear em uma única estrutura na tomada de decisões”, disse ele, destacando que os três dias de encontro tiveram balanço muito positivo e que a presença, no Rio de Janeiro, de representantes da Jota de estados distantes como Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Acre mostrou a força da juventude partidária e a vontade de colaborar para o aperfeiçoamento do trabalho atualmente desenvolvido.
com informações: Assis/Samuel Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário