quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As Crianças do Bairro São Sebastião em Festa!

COMUNIDADE ATIVA! 



Aconteceu neste dia 12 de outubro no Bairro der São Sebastião uma grande festa em comemoração ao dia das Crianças, onde foram entregues durante toda a manhã do dia 12 diversos presente para as crianças daquele bairro. Esse foi um Evento realizado pela a mais nova entidade que sai em busca dos direitos da Sociedade do Bairro de São Sebastião. Na oportunidade compareceram cerca de 800 crianças acompanhadas de seus pais, durante o evento foi feito diversas brincadeiras onde as crianças puderam se descontrair e se alegrar com o palhaço coca-cola que deu também a sua parcela de ajuda neste evento tão especial que é o dia das crianças. Não podemos esquecer também que a Prefeitura Municipal através do Prefeito Nonato Pessoa também contribuiu para que este evento acontecesse, doando diversos presente a serem distribuídos para cada criança daquele bairro. Também agradecemos todos os voluntários que estiveram presentes.

O Grupo Comunidade Ativa, como assim é denominada surgiu a partir de uma idéia de que a sociedade precisa ser mais assistida e os seus interesses tem que ser atendidos em todas as áreas quais sejam: Educação, Saúde, Esporte, e principalmente Políticas de inclusão da Juventude. A entidade surgiu a partir da idéia formulada de 5 Jovens que são eles : Davi, Dgeé, Ney Mardem, Dionne Baia, e Rodrigo Belete, onde teve o apoio de toda a comunidade do Bairro São Sebastião e para a Comunidade Timbirense. Portanto esse dia fica marcado nas nossas vidas como um dia muito especial e que a partir desta data fica instituída mais uma entidade que sai em busca de uma melhor qualidade de vida para os Timbirenses, entidade essa que tem o apoio incondicional da Juventude Timbirense como parceira deste Grupo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Juventude em Festa!

O ESTATUTO DA JUVENTUDE É APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS!


Mesmo envolvido em polêmicas e mudanças no texto principal, o projeto de lei que cria o Estatuto da Juventude foi aprovado na Câmara nesta quarta-feira (5). O texto do estatuto, que ainda precisa passar pelo Senado, considera que são jovens todas as pessoas entre 15 e 29 anos.

Relatado pela deputada Manuela D'avila (PCdoB-RS), o projeto foi considerado polêmico por garantir meia-entrada em eventos culturais, de entretenimento e lazer, o que significa também entrada em jogos de futebol. A questão é um dos motivos de entraves entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o governo brasileiro. A entidade tenta eliminar o desconto para ingressos de jogos da Copa do Mundo de 2014. A deputada reconheceu, porém, que a questão será tratada na Lei Geral da Copa, em tramitação na Casa.
O Estatuto aprovado nesta quarta também estabelece que o jovem estudante terá direito ao transporte escolar gratuito. O mesmo artigo do projeto determina, no entanto, que todos os jovens da faixa etária terão direito a pagar meia-passagem gratuita nos transportes rodoviários intermunicipais e interestaduais. Entre as políticas públicas previstas também estão ações voltadas a criar trabalho, renda e profissionalização de jovens e condições especiais de jornada de trabalho que possibilitem combinar o emprego com os estudos.

O documento cria ainda a Rede e o Sistema Nacional de Juventude, que incluirão os conselhos estaduais de juventude e os sistemas de avaliação e informação sobre a juventude. “Para além da sistematização de direitos e deveres, o estatuto torna as políticas da juventude uma questão de Estado, com um sistema próprio e com recursos próprios”, destacou Manuela.

Histórico

O estatuto foi elaborado após a instalação, em 2003, de uma comissão que acompanhou e estudou políticas públicas para a juventude. Em 2004, com a realização da Conferência Nacional da Juventude, o documento com diretrizes elaborado pelos delegados ao final do evento serviu de subsídio à elaboração da atual proposta de estatuto.

A descrição do projeto de lei ressalta que o estatuto não conflitará com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei de 1990, que dispõe de direitos aos brasileiros de 12 e 18 anos, ainda que parte da população – que possui de 15 a 18 anos – possa ser abarcada por ambas as legislações.


Mais um passo importante foi dado em nome da Juventude, e temos a mais plena certeza que a juventude se fortalece a cada dia.