quarta-feira, 30 de março de 2011

A greve do Sinproesemma!
A Secretária de Educação, Olga Simão, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira, 28, com dirigentes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) e dos grêmios estudantis do Liceu Maranhense, CE Antônio Ribeiro da Silva, CE Dayse Galvão de Sousa, CE Almirante Tamandaré e CE Margarida Pires Leal, além de vários estudantes. No encontro, foram esclarecidos alguns pontos da greve dos professores da rede estadual de ensino.
Durante a reunião, a secretária apresentou aos estudantes documentos comprovando que o processo de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) foi interrompido por opção do próprio sindicato. Segundo Olga Simão, desde o princípio das discussões, o Governo do Maranhão sempre esteve disposto a conversar com a categoria, o que vinha acontecendo com naturalidade.
“Quando assumimos a Seduc, a governadora Roseana Sarney, pediu para retomarmos as conversas com o Sinproesemma sobre o Estatuto do Educador. O diálogo foi iniciado e sempre estivemos dispostos a negociar com a categoria. Sendo que, em muitos casos, tivemos que ceder em alguns pontos para que o processo de negociação avançasse, pois o nosso maior desejo é que nossos alunos não sejam prejudicados”, afirmou.
Os estudantes ouviram atentamente as explicações da secretária Olga Simão. Ao final, afirmaram que desejam que as aulas sejam retomadas o mais rápido possível e que, a partir desse instante, quando os professores estiverem dentro das salas de aula as negociações tenham continuidade.
Elo nas negociações
Os estudantes se comprometeram a ser o elo nas negociações com os professores, já que segundo eles, a classe estudantil é quem está sendo mais prejudicada. “Estivemos aqui para ouvirmos o que o Governo do Estado, por meio da Seduc, tinha para oferecer de concreto aos professores. A secretária expôs a real situação e quanto foi apresentado à categoria. Sabedores dos pontos principais desse impasse, vamos sensibilizar os professores a voltarem para as salas de aula, além de tornar público nas escolas e para a sociedade o que foi discutido entre o Governo do Estado e o Sinproesemma até o início da greve”, afirmou Antônio Josival Lopes Martins Sousa, presidente do Grêmio Estudantil Jovens Unidos Pela Educação (JUPE), do CE Antônio Ribeiro da Silva.
A Seduc e os representantes dos estudantes consideraram a reunião bastante produtiva. Os esclarecimentos foram feitos e a classe estudantil comprometeu-se em lutar pelo direito de assistir às aulas e a ter o calendário escolar cumprido dentro do prazo que foi estabelecido inicialmente pela secretaria.
Dirigentes da UMES disseram que irão buscar de todas as maneiras informar aos demais estudantes, aos professores e à sociedade em geral o que foi discutido até o presente momento, para que se possa entender toda a situação.
 “Vamos informar os estudantes, professores e a sociedade sobre a greve na rede estadual de ensino. Confirmamos que o governo sempre esteve disposto a negociar e esperamos que se chegue logo a um acordo”, declarou Ribamar Carneiro, presidente da entidade.

fonte: Imparcial

terça-feira, 29 de março de 2011

FEJMA EM TIMBIRAS


Timbiras: no ultimo final de semana 25,26,27 de março, Timbiras sediou a reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão, ocasião que compareceram varias caravanas das mais variadas cidades do Estado, contando com a presença de varias lideranças, também compareceram muitas figuras políticas. Na referida reunião iria ser entregue a comenda Prefeito Amigo da Juventude (lembranças aos prefeitos que mais ajudaram a juventude aos longo dos anos), contando com a presença do Prefeito de Timbiras (Nonato Pessoa), o Prefeito de Coroatá (Luis Mendes), Prefeito de Pinheiro (Arlindo) e também vereadores e lideranças desse Município. Tudo pareceria ir conforme o Protocolo, quando o mestre de cerimônia convida o então Dep. Estadual Roberto Costa (PMDB) para fazer uso da palavra, meia dúzia de balaios começaram a se manifestar com xingamentos e nariz de palhaço. Vale ressaltar que pessoas que aparentemente pareciam ser cultas e educadas começaram um verdadeiro show de baixaria, faltando com respeito com todos os presentes inclusive as autoridades  que tiveram que levanta-se em meio ao fogo cruzado.
Dessa forma o fórum em Timbiras ficou marcado pela falta de educação e de consideração por parte de meia dúzia de balaios pedetistas que acham que o FEJMA é movimento privado, e que na maioria das vezes monopolizam o segmento. E verdade que o fórum é da sociedade civil e que integrantes do governo são apenas convidados, mas nem por isso essas pessoas deveriam agir de tal forma, é sabido também que no referido evento contava com a presença da imprensa, levando o nome do Município de Timbiras em vários jornais, levando uma má impressão da juventude Maranhense, sendo esta rotulada com os piores adjetivos. Portanto vale lembra que meia dúzia de balaios que foram protagonistas dessa novela. TRISTE!